O conceito de Educação 5.0 apresenta respostas preliminares do diálogo do mundo educacional com as novas tecnologias que impactam a chamada Geração Digital (Geração Y – 1980/2000 e Geração Z – 1990/2010). Por ser algo muito novo ao setor acadêmico, ainda necessita de investimento e desenvolvimento, transitando entre os conhecimentos da neurociência, educação e tecnologia. Exige profissionais multidisciplinares e flexíveis, que percebam como essas novas gerações interagem, interpretam e transformam a grande oferta de informações em conhecimento. Nessa perspectiva novas tecnologias despontam como respostas iniciais de interação entre educação e tecnologia, buscando produzir participação efetiva dos alunos. Integração entre o offline e o online e principalmente aprendizagem personalizada aos desafios individuais do jovem estudante. Entre essas novas tecnologias temos o uso da BIG Data, com o processamento de grande volume de informações permitindo o gerenciamento de dados complexos e geração de relatórios precisos que permitem a tomada de decisão e o design personalizado das ferramentas educacionais a um público específico e suas dificuldades acadêmicas por exemplo. Outra ferramenta são as Plataformas de Machine Learning que a partir de diversos dados, processam essas informações trazendo respostas que auxiliem o estudante através de algoritmos específicos. Nesse contexto, os MOOCˋs (Massive Open Online Course) ou seja cursos abertos massivos com milhares de alunos matriculados, podem gerar apoio e resposta personalizada e individualizado ao estudante. Outro elemento que veem se apresentando como ferramenta importante na integração da neurociência e a educação é a Realidade Virtual. Através dos estudos de como o cérebro reage a estímulos diversos a VR pode criar ambientes virtuais propícios ao aprendizado provocando o envolvimento por completo do estudante no processo. Um exemplo dos primeiros passos rumo a Educação 5.0 de forma mais democrática é a ferramenta da Google Expeditions que permite a interação do estudante através da realidade virtual em visitas guiadas pelo professor a Museus e outros conteúdos virtuais. A experiência e impacto em sala de aula permitem o profundo envolvimento dos alunos e estímulos sensoriais diversos que facilitam o processo de ensino aprendizagem. Estamos ainda engatinhando no universo da Educação 5.0, mas esta já se mostra promissora nos ganhos pedagógicos.